
Está no "Portal da Saúde", no site do Ministério da Saúde a notícia intitulada "Ministério da Saúde comunica primeiro indício de circulação do vírus da nova gripe no Brasil", onde li:
"Desde 26 de junho, o Ministério da Saúde havia anunciado que o enfoque da vigilância mudaria. Pelo novo protocolo, as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um posto de saúde, que indicarão o tratamento adequado para cada pessoa.
...
“A confirmação da doença pelos laboratórios serve para monitorar a doença, mas não para determinar o tratamento. O tratamento para cada caso é definido pelos sintomas que a pessoa apresenta”, disse Temporão. Isso significa que quem tiver indicação para tomar o medicamento iniciará o tratamento independente do resultado dos exames. Ele reforçou que pessoas que apresentarem sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança. “São esses profissionais que farão a avaliação do seu estado de saúde e indicarão o melhor tratamento”, complementou. "
Certo. A população deveria ir aos postos de saúde e foi, pois, pelos telejornais dos dias seguintes, ficaram lotados de gente achando-se contaminada (e, eventualmente, contaminando-se ali mesmo, na hora em que buscaram ajuda). Agora, nestes dias, deve sair uma cartilha pra informar nossa população semi-analfabeta sobre quais os sintomas que devem lhe causar preocupação e, portanto, motivá-la a procurar ajuda médica.
Até aí, nada de novo: o sistema de saúde público não funciona, o atendimento é precário, poucos são os médicos dos postinhos que prestam serviço de qualidade à população (e, a maioria, é tão mau profissional quanto mal paga), a população não tem informação sobre cuidados básicos com sua saúde (e, quando a tem, nem sempre tem condições de compreendê-la)...
O que me espantou mesmo foi que não teve um repórter (de rádio ou tevê) que eu tenha ouvido fazer a pergunta elementar: será que a saúde pública brasileira é tão precária (e continuará sendo palco de tragédias humanas) por que o dinheiro que poderia ser destinado a ela está indo para os bolsos de alguns de nossos políticos e de seus apadrinhados?
Será que, obtendo esta resposta, a gente vote melhor nas próximas eleições, queimando a turma corrupta (mensaleiros, anões do orçamento, vampiros, expedidores de atos secretos etc etc)?!?
Não sei porque me iludo.
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10405