quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pequena Coleção de Abusos: danos ambientais, dramas humanos


Um velho caso pra minha PCA: o vazamento de chumbo de uma fábrica de baterias de Bauru (Ajax), em 2002, que alcançou a água e o solo de bairros vizinhos, contaminando várias crianças.
A foto acima foi tirada no local em julho/09 (de um carro em movimento, por isso tão borrada), em que uma das placas avisa que a área está sendo recuperada ambientalmente.
Quanto às crianças contaminadas... vai saber. No site do Departamento de Microbiologia da USP, a matéria "Metais Pesados: um perigo eminente" (sic, pois não sou a única a escorregar no português, ufa!) dá uma noção do que houve:

"O caso fatídico em Bauru, SP, é um dos exemplos dessa contaminação. A Indústria de Acumuladores Ajax, uma das maiores fábricas de baterias automotivas do país localizada no km 112 da Rodovia Bauru-Jaú, contaminou com chumbo expelido pelas suas chaminés 113 crianças, sendo encontrados índices superiores a 10 miligramas/decilitro (ACEITUNO, 18-04-2002). Foram constatados ainda a contaminação de animais, leite, ovos e outros produtos agrícolas, resultando em um enorme prejuízo para os proprietários. Um dos casos mais interessantes foi o de uma criança de 10 anos, moradora de um Núcleo Habitacional localizado próximo à fonte poluidora. Desde os 7 meses de idade sofria de diarréia e de deficiência mental. Somente após suspeitas dessa contaminação, em 1999, quando amostras do seu sangue foram enviadas a dois centros toxicológicos nos Estados Unidos, é que foi constatada a intoxicação por chumbo, urânio, alumínio e cádmio (ACEITUNO, 18-04-2002)." (http://www.icb.usp.br/~bmm/bmm_dpto/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=1)

http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/contamina_bauru.htm
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=4584

Quem sou eu

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil