quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MAIS CITRONELA, menos dengue

A citronela é feia assim mesmo, parece um capim.


Neste ano de 2012, parece que houve menos casos de DENGUE em Ribeirão Preto. Parece. Eu, pessoalmente, costumo desconfiar dos números oficiais e, por isso, me precavi com toda CITRONELA que pude encontrar.

Plantei várias mudas de citronela no meu quintal e, quando elas cresceram e se tornaram moitas enormes e feias, descobri que eu tinha exagerado um pouco, porque após a primeira poda (em torno de 4 meses) a planta volta a crescer com toda força, rapidamente. Citronela é poda, não estou dando conta mais de tanta lavoura.

A citronela não tem utilidade como repelente de insetos enquanto não for colhida e processada. Mas como fazer isso? Na rede há várias receitas para se extrair o óleo essencial da citronela, uma mais complicada que a outra, por isso fixei-me na mais simples de todas:

INGREDIENTES

Folhas de duas moitas de citronela

01 litro de álcool

01 pote médio com tampa

vários vidrinhos para essência aromática com varetas para espalhar o aroma (tipos espetinho para churrasco, sem a ponta)


COMO FAZER

1- corte as folhas da citronela (use luvas para isso, pois elas são cortantes também) e coloque-as no pote

Poda da citronela


2- despeje o álcool por cima das folhas

Citronela no pote, após a colheita

3 - tampe o pote e deixe as folhas de molho no álcool por 03 semanas, mexendo quando você se lembrar disso (as folhas desbotarão e o álcool ficará esverdeado).



Citronela após 3 semanas de molho no álcool


4- despeje a essência de citronela nos vidrinhos aromatizadores, espelhe-os pela casa e cruze os dedos.



RESULTADO

Casa cheirosa e jardim mais bonitinho.


Citronela depois da poda


Pronto, só isso.

Eu sei que a seca está acabando e o mosquito da dengue voltará a ser uma constante pelos próximos meses. Esse post-poda eu fiz durante a época da seca mesmo, pois a batalha contra a dengue a gente luta todo dia, o ano todo.


Quem sou eu

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil