quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ensino fundamental: a jornada

O
O fim está próximo!
Ano que vem começa uma nova etapa na jornada de mães e pais de primeira que têm filhos em idade de entrar no primeiro ano do ensino fundamental: a de tutores estudantis.
Invadirão o mundinho familiar questões sobre a maneira de se comportar diante da lição de casa difícil (pois será preciso evitar a tentação de fazer a criança 'acertar' a tarefa, a todo custo) e diante de uma eventual hostilidade do novo grupo de amigos (para as crianças que mudarão de escola) e, até mesmo, questões sobre a própria rotina familiar, que terá de ser reorganizada para dar espaço ao novo estudante em formação.
Tudo isso, no ano que vem. Vamos reservar para então essas angústias, pois este ano já tem suas próprias: mudar ou não de escola? Ir para uma escola maior? Tentar um método novo, sócio-construtivista, ou aderir ao ensino tradicional (tipo 'Caminho Suave')? Escolher a escola mais próxima de casa? Escolher, escolher...
Uma mãe falou que essa é a primeira grande angústia em relação ao futuro dos filhos, pois, pra ela, a próxima, será o casamento dos pimpolhos... bom, pelo menos em relação ao casamento a responsabilidade da escolha não será nossa. Ufa! Pelo menos essa!
De todo jeito, pelo que tenho visto, as diferenças entre escolas não parecem, num primeiro momento, tão grandes a ponto de comprometer definitivamente o futuro de nossos 'geninhos': a pior delas deve ser bem superior à minha escola da primeira série em 1980.
Assim, pelo que vi, as crianças da turminha acabarão se espalhando por escolas da cidade conforme elas se encaixem na filosofia de cada família...
A minha filosofia?!? Tenho de ter isso claro hoje?!? Sim, talvez, pois fui eu que toquei no assunto... mas eu juro que não sei se sabia que chegaria neste nó... Mas eu descubro... Deixa comigo. Vou consultar um infalível malbec assistindo 'The new adventures of Old Christine' e depois depois descubro. Ô se descubro.
Afinal, vê-se que pouca coisa pode ficar pior do que esta configuração mental...
Então eu digo: bom procê!

Quem sou eu

Minha foto
Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil